segunda-feira, 31 de março de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 17 - FORMAÇÃO DE GELO



1) Os tipos de gelo que se forma sobre as aeronaves são:
a) escarcha, geada, saraiva 
b) gelo claro, escarcha, geada
c) saraiva, granizo, gelo claro 
d) escarcha, geada, cristais de gelo

2) Gelo claro ocorre com predominância entre as temperaturas:
a) 0ºC e –10ºC 
b) –10ºC e –20ºC 
c) –10ºC e –15ºC 
d) –15ºC e –20ºC

3) Tipo de gelo que se forma em aeronaves, de forma semelhante ao gelo formado nas paredes externas do evaporador do refrigerador, denomina-se:
a) geada 
b) saraiva  
c) escarcha 
d) gelo claro

4) Em condições excepcionais, gotículas de água em estado superesfriado, podem estar presentes na atmosfera, em temperaturas abaixo de:
a) –40ºC 
b) –30ºC 
c) –20ºC 
d) –10ºC

5) Gelo claro forma-se mais comumente com:
a) ar estável e nuvens cumuliformes 
b) ar estável e nuvens estratiformes
c) ar instável e nuvens cumuliformes 
d) ar instável e nuvens estratiformes

6) A formação de escarcha, dá-se mais comumente com:
a) ar instável, turbulência, nuvens estratiformes
b) ar instável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
c) ar estável, sem turbulência, nuvens cumuliformes
d) ar estável, sem turbulência, nuvens estratiformes

7) A formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em Altostratus entre as temperaturas de 0° e menos 10ºCelsius é conhecida como:

a) geada 

b) gelo escarcha; 

c) gelo claro 

d) gelo 0°C.



­8) O tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super-resfriadas, denomina-se:
a) opaco; 
b) escarcha; 
c) amorfo; 
d) cristal.

9) Uma aeronave ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade estratificada e em temperatura negativa, poderá estar sujeita à formação de gelo do tipo:
a) claro; 
b) cristal;  
c) aderente
d) escarcha.

10) Uma aeronave sobrevoa uma região a 3.000 metros de altitude, onde a atmosfera encontra-se estável, com bastante umidade, sendo de 12° Celsius a temperatura ao nível do mar. Tal aeronave estará sujeita a:
a) turbulência; 
b) formação de gelo; 
c) rajadas de vento; 
d) grandes térmicas.

11) Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se forma com a presença de micro-gotículas:
a) duro 
b) vidrado  
c) cristal 
d) granulado

12) Sob condições de nebulosidade convectiva, a faixa ideal para a formação de gelo claro, é de zero a menos:
a)10ºC 
b)15ºC 
c)20ºC 
d)25ºC

13) O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave, quando esta sobrevoa regiões com nebulosidade convectiva, denomina-se:
a)amorfo 
b)escarcha 
c)cristal 
d)geada

14) Na rota de uma aeronave o piloto observa a formação de cumulus congestus e temperatura externa de menos 8ºC, esta aeronave está sujeita a:
a)formação de gelo opaco 
b)formação de gelo escarcha
c)atmosfera estável 
d)formação de gelo claro

15) O tipo de gelo pesado e aderente que se forma sobre a aeronave, quando esta voa em regiões com nebulosidade convectiva, denomina-se:
a)amorfo 
b)escarcha 
c)cristal 
d)granulado

16) O gelo do tipo escarcha forma-se, mais comumente, em ar:
a)estável e nuvens cumuliformes 
b)estável e nuvens estratificadas
c)instável e nuvens cumuliformes 
d)instável e nuvens estratiformes

17) Dentre os tipos de gelo relacionados abaixo, indique aquele que se forma com a presença de micro-gotículas:
a)duro 
b)granulado  
c)cristal 
 d)vidrado

18) O tipo de gelo formado devido as grandes gotas de água super-resfriadas, com temperatura abaixo de zero graus Celsius, é identificada como:
a)opaco 
b)vidrado 
c)amorfo 
d)granulado

19) Uma aeronave sobrevoa uma região a 4.000 metros de altitude onde a atmosfera encontra-se estável e com bastante umidade, considerando o gradiente térmico padrão e sabendo-se que a temperatura ao nível do mar é de 12ºC positivos. Conclui-se que a aeronave está sujeita a:
a)turbulência 
b)rajadas de vento 
c)formação de gelo 
d)convectiva térmica

20) O gelo claro forma-se mais comumente, em ar:
a)estável, com nuvens estratiformes 
b)instável, com nuvens cumuliformes
c)estável, com nuvens cumuliformes 
d)instável, com nuvens estratiformes

21) Dentre as temperaturas em graus Celsius, relacionadas abaixo, a que mais propicia a formação de gelo em aeronave em vôo é a de:
a)00 
b)+5 
c)-5 
d)-10

22) Dá-se o depósito de gelo em uma aeronave em vôo quando ela penetra em:
a) ar supersaturado 
b) nuvens de cristais de gelo
c) nuvens de gotículas superfundidas 
d) precipitação em forma de granizo

23) Nas nuvens cumuliformes de grande desenvolvimento entre zero graus e dez graus negativos formam-se sobre a superfície da aeronave em gelo pesado e aderente do tipo:
a) escarcha 
b) opaco 
c) amorfo 
d) claro

24) O gelo que se forma sobre uma acft apresenta-se sob vários aspectos. O mais perigoso é o/a:
a) Geada 
b) Gelo de escarcha
c) Gelo opaco ou amorfo
d) Gelo claro ou cristal

25) O gelo do tipo claro forma-se mais comumente em ar:
a) estável e em nuvens estratiformes 
b) instável e em nuvens cumuliformes
c) estável e em nuvens cumuliformes 
d) instável e em nuvens estratiformes

26) Considerando que haja condições para formação de gelo escarcha em nuvens cumuliformes, a temperatura propicia para tal formação é de:
a) Menos 03ºC 
b) Menos 06ºC 
c) Menos 09ºC 
d) Menos 12°C

27) para evitar a formação de gelo sobre a aeronave, o piloto deverá voar:
a) fora de nuvens 
b) com temperaturas negativas
c) em locais com umidade elevada 
d) Sempre na troposfera

28) a formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus, entre as temperaturas de 0 graus Celsius e -10 graus Celsius, é conhecida como:
a) geada 
b) gelo escarcha 
c) gelo claro 
d) gelo cristal

29) uma acft ao sobrevoar uma região com bastante nebulosidade estratificada e em temperatura negativa poderá estar sujeita a formação de gelo do tipo:
a) claro 
b) cristal  
c) aderente 
d) escarcha

30) o tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas, denomina-se:
a) opaco 
b) irregular 
c) escarcha 
d) translúcido

32) Primeiro sintoma de gelo na hélice de uma aeronave é:
a) o aumento da VI 
b) a redução da VI
c) a redução no RPM 
d) a queda na compressão

33)A formação de gelo em aeronaves, comum no Brasil em altostratus, entre as temperaturas de 0 e –40ºC, é conhecida como:
a)geada 
b)gelo escarcha 
c)gelo claro 
d)gelo cristal

34)O tipo de gelo que se forma em aeronaves em vôo, através da congelação relativamente lenta de grandes gotas super resfriadas, denomina-se:
a)opaco 
b)escarcha 
c)claro 
d)translúcido

35)Gelo no carburador convencional de aeronaves, acarreta perda de:
a) potência 
b) velocidade  
c) sustentação 
d) tração efetiva


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GABARITO


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4 comentários:

  1. Onde tem O gabarito completo dessas e outras questões?(obs:to no celular)

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    1. Bom dia amigo! Talvez esteja faltando as questões 17 a 20 devido ao problema de visualização via celular. De qualquer maneira anote o gabarito:
      17 - B
      18 - B
      19 - B
      20 - B

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  2. Bom dia,

    O gabarito da questão 14 aponta letra C, está correto?

    14) Na rota de uma aeronave o piloto observa a formação de cumulus congestus e temperatura externa de menos 8ºC, esta aeronave está sujeita a:
    a)formação de gelo opaco
    b)formação de gelo escarcha
    c)atmosfera estável
    d)formação de gelo claro

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    1. Você está correto! O gabarito está errado. Resposta correta letra D. Até porque as letras A, B e C indicam o mesmo tipo de gelo. Grato

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