segunda-feira, 31 de março de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC CAPÍTULO 16 - TURBULÊNCIA



1) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal 
b) mecânica 
c) convectiva 
d) em ar claro

2) Turbulência convectiva:
a) ocorre mesmo sem existir nuvens cumulus
b) pode ser formada por uma aeronave em vôo
c) só ocorre quando há nuvens cumulus presentes
d) ocorre mais comumente nas tardes frias de inverno

3) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) convectiva 
b) em ar claro
c) mecânica à superfície 
d) mecânica em montanhas

4) A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima 
b) abaixo 
c) no interior 
d) abaixo ou acima

5) Turbulência provocada por uma aeronave em vôo, é denominada:
a) esteira de turbulência 
b) turbulência mecânica em vôo
c) turbulência devida a cortante do vento 
d) todas as alternativas são corretas

6) Um volume de ar considerado estável quando apresenta, em relação ao ar circunvizinho:
a) menor temperatura 
 b) maior percentual de umidade
c) equilíbrio de pressão e temperatura 
d) equilíbrio de densidade e temperatura

7) Correntes convectivas formam-se em:
a) ar estável 
b) ar instável 
c) ar úmido 
d) ar saturado

8) Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massas de ar, denomina-se:
       a) frontal; 
       b) convectiva; 
       c) windshear; 
       d) de ar claro.

9) A turbulência por cortantes a baixa altura, provocada pela variação brusca da intensidade e/ou direção do vento próximo à superfície, denomina-se:
a) advectiva; 
b) convectiva  
c) CAT; 
d) windshear.

10) A CAT é mais comum e intensa no:
a) verão sobre o oceano; 
b) inverno sobre o oceano;
c) verão sobre o continente; 
d) inverno sobre o continente.

11) Com relações às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a) barlavento e nas bases daquelas ondas; 
b) sotavento e nos topos daquelas ondas;
c) sotavento e nas bases daquelas ondas; 
d) barlavento e nos topos daquelas ondas;

12) A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
      a) térmicas 
      b) orográfica; 
      c) em ar claro 
      d) de superfície.

13) O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, denomina-se:
a) cortante do vento: 
b) corrente dinâmica;
c) convectiva termal; 
d) esteira de turbulência.

14) Turbulência convectiva atinge o máximo de intensidade, quando:
a) o céu estiver claro
b) não estiver associada com trovoadas
c) o gradiente térmico for maior do que 1ºC/100m
d) o gradiente térmico se aproximar do gradiente auto-convectivo

15) As turbulências dinâmicas, provocadas pelo deslocamento de massas de ar, denominam-se turbulência:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

16) A turbulência convectiva é mais intensa:
a)à tarde, no verão e sobre o oceano 
b)sobre cidades, à noite e no inverno
c)no interior das nuvens cumulonimbus 
d)no interior das nuvens estratificadas

17)Turbulência dinâmica provocada pelo deslocamento de massa de ar, denomina-se:
a)frontal 
b)convectiva 
c)Windshear 
d)de ar claro

18)Turbulência convectiva ocorre mais comumente:
a) em terra, durante o dia, no verão 
b) em terra, durante a noite, no verão
c) sobre o mar, durante o dia, no verão 
d) sobre o mar, durante a noite, no verão

19)Turbulência mais intensa será encontrada por um piloto ao penetrar:
a) NS 
b) CS 
c) AC 
d) CB

20)Com relação às turbulências orográficas, a porção mais perigosa nas ondas estacionárias, para uma aeronave em vôo é a:
a)barlavento e na base da onda 
b)sotavento e no topo da onda
c)sotavento e na base da onda 
d)barlavento e no topo da onda

21)A turbulência provocada pela corrente de jato é conhecida como turbulência:
a) térmica 
b)orográfica  
c)de ar claro 
d)de superfície

22)O deslocamento de ar produzido por aeronaves de grande porte e/ou muito velozes, nas operações de pouso e decolagem, provoca:
a)cortante do vento 
b)corrente dinâmica
c)convectiva termal 
d)esteira de turbulência

23)A abreviatura CAT, em meteorologia, significa:
a)nível de transição 
b)altitude de transição
c)turbulência em ar claro 
d)confluência intertropical

24) Turbulência orográfica ocorre mais intensa e irregular:
a) a sotavento das montanhas 
b) a barlavento das montanhas
c) no topo do vento de superfície 
d) indiferente

25) Turbulência sobre montanhas ou ondas orográficas pode ser denunciada por nuvens:
a) lenticulares 
b) stratus 
c) stratiformes 
d) altostratus

26)As ondas estacionárias ou orográficas, indicam turbulência do tipo:
a)frontal 
b)térmica 
 c)dinâmica 
d)mecânica

27)A agitação das moléculas do ar muitas vezes provoca um vôo desconfortável alternando a altitude do avião, comprometendo assim sua sustentação. Este fenômeno é conhecido como:
a)brisa 
b)turbulência
c)corrente advectiva 
d)linha de estabilidade

28)Entre os locais apresentados abaixo, indique aquele sobre, o qual a turbulência ocorre com maior intensidade:
a)Imensa região arenosa 
b)extensa região vegetação
c)superfície liquida sob o sol a pino 
d)região montanhosa com vento forte

29)Quando se observa à presença de nuvem lenticular, pode-se afirmar que há:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

30) O fenômeno formado pelo atrito entre ventos fortes superpostos que fluem com direções e/ou velocidades diferentes denomina-se:
a)anticiclone polar  
b)turbulência
c)anticiclone tropical 
d)turbulência dinâmica

31) A turbulência que ocorre com maior freqüência no verão e que é identificada pela presença de nuvens cumuliformes, denomina-se:
a)de solo 
b)mecânica 
c)convectiva 
d)de céu claro

32) Quando uma aeronave sobrevoa uma região montanhosa, sem nebulosidade e encontra turbulência. Pode-se afirmar que o fenômeno encontrado é de origem:
a)térmica 
b)frontal 
c)dinâmica 
d)mecânica

33) Quando se observa à presença de nuvens em formas amendoadas, lenticulares, pode-se afirmar que há presença de:
a)sistema frontal frio 
b)turbulência orográfica
c)excelentes condições de vôo 
d)cumulonimbus nas vizinhanças

34) A turbulência que geralmente, aparece no verão, sobre os continentes e com a presença de nuvens cumulus, denomina-se:
a)frontal 
b)térmica  
c)dinâmica 
d)orográfica

35) Turbulência fora das nuvens é verificada pela presença de:
a) ar neutro 
b) ar estável 
c) altocumulus 
d) altostratus


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GABARITO


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