terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC Cap. 7 ALTIMETRIA



EXERCÍCIOS – CAP. 7 - ALTIMETRIA


1) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de mais 03 graus Celsius no termômetro de bordo. Com base nestas informações a aeronave estará numa altitude verdadeira de:
a)11.700 pés;             b)10.650 pés;
c)11.350 pés;             d)10.910 pés­

2) Uma aeronave voando no FL080, com temperatura verdadeira de 06° negativos, estará:
a)sem erro de pressão;                    
b)acima da altitude-pressão;            
c)abaixo da altitude-pressão;                       
d)na própria altitude-pressão.

3) Uma aeronave no FL090, com temperatura de 07° Celsius positivos, sobrevoa uma região onde a pressão reduzida ao nível do mar é de 1002,2 hPa. Segundo as informações a referida aeronave estará voando na altitude:
a)verdadeira de 9.090 pés;               
b)verdadeira de 9.000 pés;
c)pressão de 8.970 pés;                   
d)densidade de 10.000 pés.

4) Considerando: altitude-pressão de 6.000-pés, temperatura do ar de 08° Celsius positivos e QNH de 1006,2 hPa, A altitude verdadeira da aeronave, será de:
a)6.090 pés                 b)5.670 pés;
c)5.910 pés;                d)6.330 pés.   

5) Considerando-se: FL 120, temperatura do ar igual a 13° Celsius negativos e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa têm:    
a)altitude-pressão de 1.700 pés;
b)altitude indicada de 2.492 pés;
c)altitude-densidade de 12.400 pés;
d)altitude verdadeira de 12.108 pés

6) Uma aeronave no FL090 com temperatura do ar de menos 3°C sobre uma localidade com QNH igual a 1002.2 hPa terá:
a)altitude indicada igual a 9.330 pés;
b)altitude-densidade igual a 8.400 pés;
c)altitude verdadeira igual a 8.670 pés;
d)erro de indicação altimétrica para menos.

7) Considerando a elevação do aeródromo de 2.500 pés e a temperatura do ar à superfície de 05°C positivo, temos altitude densidade, em pés, de:
a)2.000;                      b)2.100
c)2.400;                      d)2.500

8) Considerando que a elevação de um aeródromo é de 3.000 pés e a temperatura do ar é de mais 20º Celsius, a altitude-densidade será de:
a)3.500 pés;               b)4.000 pés;
c)4.100 pés;               d)4.400 pés.
           
9) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de menos 20 graus Celsius, terá uma altitude-densidade, em centenas de pés, de:
a)149;                         b)131; 
c)109';                        d)105

10) Uma aeronave encontra-se no FL 100 com temperatura real no referido nível de 0ºC Com base nestas informações pode-se afirmar que a altitude-densidade da aeronave, em pés é de:
a)10.100;                    b)9.500;
c)10.100;                    d)10.500.

11) O altímetro de uma aeronave, em nível de voo com ar mais frio que a atmosfera padrão apresenta:
a) erro altimétrico para mais            
b) erro de indicação para mais
c) erro de indicação para menos     
d) nenhum erro

12) Ao nível do mar, a pressão é de 1019,2 hPa. A distância vertical que separa o nível padrão do nível do mar será, aproximadamente:
a) 54 pés                    b) 180 pés
c) 18 metros               d) 180 metros­

13) Na atmosfera padrão o ar é considerado:
a) seco                       b) úmido
c) instável                   d) saturado

14) Sabendo-se que o nível padrão encontra-se a 150 pés acima do nível do mar, a pressão ao nível do mar será:
a) 1018,2 hPa             b) 1013,2 hPa
c) 1008,2 hPa             d) 1008,0 hPa

15) Determinar a pressão padrão ao nível do mar, sabendo-se que o nível padrão encontra-se a 100 pés abaixo do nível do mar:
a) 29,92 pol Hg           b) 29,88 pol Hg
c) 29,82 pol Hg           d) 28,82 pol Hg

16) O altímetro de uma aeronave indica:
a) altitude em relação à pressão      
b) pressão em relação à altitude
c) altitude independente da pressão 
d) pressão independente da altitude

17) Quando a altitude como ajuste altimétrico, o valor padrão de 1013,2 hPa é denominado:
a) QNE                                  b) QNH
c) QFF                                   d) QFE

18) O QNH é uma redução da pressão ao nível:
a) do mar                   
b) do aeródromo
c) do avião em voo   
d) da estação meteorológica

19) O altímetro de um avião em voo ajustado padrão, indica altitude de 5.000 pés. Sendo         o QNH, na vertical de um ponto igual a 1016,2 hPa determinar a distância que separa o referido altímetro do nível do mar:
a) 4.910 pés               b) 5.000 pés
c) 5.090 pés               d) 5.900 pés

20) A expressão nível de voo 60 corresponde à altitude pressão de:
a) 60 pés                    b) 600 pés
c) 6.000 pés               d) 6.000 metros

21) Uma aeronave voando no FL060 está com seu altímetro
a) QFE                       b)QFF
c) QNH                       d) QNE

22) Uma aeronave voando no FL060 na vertical de um ponto cujo QNH é de 1018,2 hPa tendo o seu altímetro ajustado padrão estará na realidade voando a:
a) 6.150 pés acima do nível do mar
b) 6.150 pés acima do nível padrão
c) 6.000 pés acima do nível do mar
d) 5.850 pés acima do nível padrão

23) Uma aeronave com seu altímetro ajustado padrão, está pousada em um aeródromo situado a 4.000 pés de altitude. Sendo valor QNH de 1005,2 hPa o referido altímetro estará indicando, em pés:
a) Zero                        b) 3.760
c) 4.000                      d) 4.240

24) Erros altimétricos mais críticos ocorrem nas áreas de:
a) pressões altas, temperaturas altas
b) pressões baixas, temperaturas altas
c) pressões altas, temperaturas baixas
d) pressões baixas, temperaturas baixas

25) Considerando a pressão ao nível do mar de 1019,2 hPa. A que distância vertical desse nível será encontrado o nível padrão:
a) 120 pés abaixo;                 b) 180 pés abaixo;
c) 120 metros abaixo;            d) 180 pés acima.

26) Considerando que o nível padrão do mar encontra-se a 300 pés abaixo do nível real do mar, nesta condição a pressão ao nível domar (QNH) é de:
a) 1023 hPa;                           b) 1003 hPa;
c) 1013 hPa;                           d) 1025 hPa.

27) Uma aeronave sobrevoa São Paulo na altitude de 5.000 pés. Sabendo-se que a elevação do local é de 2.400 pés, conclui-se que a referida aeronave encontra-se na altura de:
a) 2.600 pés;                          b) 5.000 pés;
c) 7.400 pés;                          d) 2.400 pés.

28) Considerando o QNH de 1001,2 hPa, a que distância vertical desse nível será encontrada o nível padrão:
a) 99 pés acima;       
b) 360 pés acima;
c) no próprio nível do mar;    
d) 360 pés abaixo.

29) Uma aeronave voando em nível de voo, estará com seu altímetro ajustado:
a)QNH                        b)QNE;
c)QFF                         d)QFE.

30) Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de –8ºC. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude densidade da aeronave em pés é de:
a)8.500 pés                b)7.900 pés    
c)9.500 pés                d)10.100 pés

31) A expressão “nível de voo 50” corresponde à altitude de pressão de:
a) 50 pés                    b) 500 pés
c) 5.000 pés               d) 5.000 metros

32) Se uma aeronave voa no FL060, seu altímetro está ajustado:
a) QNH                       b) QNE
c) QFE                        d) QFF

33) Uma aeronave sobrevoa um aeródromo, na altitude-pressão de 10.000 pés, o QNH no momento do sobrevoo é de 1007,2 hPa e a elevação do aeródromo é de 3.000 pés. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a altura do voo é aproximadamente, em pés, de:
a)3.000;                      b)6.820;
c)7.180;                      d)7.000.         

34) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude: ­
a)pressão de 9.210 pés;       
b)indicada de 9.210 pés;
c)pressão de 8.790 pés;       
d)indicada de 8.790 pés.       

35) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa, encontra-se na altitude:       
a)pressão de 6.670 pés;       
b)verdadeira de 7.000 pés;
c)verdadeira de 6.670 pés;   
d)pressão de 7.330 pés.

36) Uma aeronave sobrevoa a 5.000 pés de altura um aeródromo cuja elevação é de 1.170 pés. O QFE no momento do sobrevoo é de 970,2 hPa. Com base nestas informações sabe-se que a referida aeronave estará na altitude-pressão de:
a)5.000 pés;               b)6.050 pés;   
c)6.170 pés;               d)6.290 pés.

37) Uma aeronave sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 2.310 pés e o QNH no momento do sobrevoo é de 1008,2 hPa. Com estas informações, tem-se:
a)altitude-pressão de 5.850 pés;      
b)altura de 3.390 pés;
c)altitude indicada de 6.150 pés; ·
d)QFE de 931,2 hPa.
           
38) Um piloto voando com o altímetro ajustado QNE, por ocasião do pouso ajusta-o para o QNH. A região onde procedeu ao ajuste é denominada:
a)nível de transição;  
b)altitude de transição;
c)altitude-pressão;     
d)elevação da pista.

39) No FL070, a temperatura é de 10ºC. Considerando o mesmo gradiente térmico, se uma aeronave estiver no FL100. Ela estará:
a) acima da altitude verdadeira
b) abaixo da altitude de pressão
c) acima da altitude de pressão
d) no próprio FL100

40) Os barômetros de mercúrio podem ser graduados em:
a) hPa e mm Hg
b) hPa e pol. Hg
c) mm Hg e pol. Hg
d) mm Hg, pol. Hg e hPa

41) Voando no FL100 com temperatura verdadeira do ar igual a 0 graus Celsius, uma aeronave, terá indicação altimétrica:
a) para mais              
b) sem erros
c) para menos                       
d)sem erro de densidade

42) Uma aeronave com seu altímetro ajustado padrão, está pousada em um aeródromo situado a 4.000 pés de altitude. Sendo o valor QNH de 1005,2 hPa o referido altímetro estará indicando, em pés:
a) Zero                        b) 3.760
c) 4.000                      d) 4.240


43) O QFE quando usado como ajuste altimétrico por uma aeronave em voo, indicará quando esta
pousar:
a) a altitude zero        
b) a altitude de pressão
c) a altitude de transição
d) a altitude do aeródromo

44) Uma aeronave durante a aproximação final, tendo o QFE introduzido em seu altímetro, indicará:
a) altitude de pressão
b) altura acima da pista
c) altitude de transição
d) altitude do aeródromo

45) Com QFE de 954,6 hPa e QNH de 1016,8 hPa a altitude aproximada do aeródromo:
a) 1.600 pés               b) 1.866 pés
c) 1.966 pés               d) 2.100 pés   

46) Altitude verdadeira da aeronave é aquela:
a) corrigida para os erros de pressão
b) corrigida para os erros de temperatura
c) corrigida para os erros de pressão e temperatura
d) obtida de um altímetro ajustado com o valor QFE

47) Temperatura do ar maior do que a temperatura padrão acarreta:
a) altitude de densidade igual à altitude de pressão
b) densidade do ar maior que a densidade padrão
c) altitude de densidade maior do que a altitude de pressão
d) altitude de densidade menor do que a altitude de pressão

48) Quando um piloto de uma aeronave no FL075 verifica uma altitude de 6750 pés a pressão ao nível do mar é de:
a) 988 hPa                  b) 1013 hPa
c) 1025 hPa                d) 1038 hPa

49) Uma aeronave sobrevoa o aeródromo de São Paulo na altitude pressão de 3.000 pés. A elevação da pista é de 2.550 pés e a pressão relativa ao nível do mar no momento do sobrevoo é de 1001 hPa. A altura do voo é, portanto:
a) 90 pés                    b) 360 pés
c) 810 pés                  d) 2.640 pés

50) Uma aeronave no solo em uma pista de elevação igual a 2300 pés com o altímetro ajustado padrão e indicando 2000 pés, se o QNH for 1023 hPa, terá uma altitude pressão de:
a) 1700 pés                b) 2000 pés
c) 2300 pés                d) 2600 pés



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GABARITO

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22 comentários:

  1. Questão 1: Vc esqueceu da diferença do Erro de Temperatura.
    Questão 4: Resposta certa C !!! Não sei o que vc pensou mas quando a Temperatura Real é maior que a temperatura padrão pra o nivel = soma. E quando o QNH é menor que o QFE diminui. Ficando assim: x= 6000 - 210 + 120. x= 5910 ft

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    1. Correta a sua resolução! Apenas na questão 4, onde a resposta correta é letra C. Na questão 1 a resposta será também letra C. Pois tenho erro de pressão de -90ft e erro de temperatura de +440ft, corrigindo +350ft.

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    2. mi ajude com a resolução da 1

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  2. Questões que não batem o gabarito: 1, 4, 24 , 36, 39 e 41.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. ainda bem que n sou so eu, pensei que tava fazendo a questão 1 errada.

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  3. Aulas com aúdio, exercícios de meteorologia acesse: www.pilotosemfronteiras.com.br

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  4. Questão 23. Resposta Correta opção D)4.240 Não ? No Gabarito se tem como resposta a opção B. Aguardando esclarecimentos. Obrigado.

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    1. Obrigado amigo Alan Avila!! Gabarito corrigido. Forte abraço.

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  5. questao 1 resposta correta nao seria item delta ?ja que o normal seria subtrair o qne padrão 1013,2 do qnh da questao e multiplicar por 30 ? subtraindo mais uma vez da altitude dada de 11000

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    1. Tudo bem meu amigo? Para calcular Altitude Verdadeira deveremos corrigir os erros de pressão e temperatura. Veja resolução em: http://meteorocg.blogspot.com.br/2012/08/pp-capitulo-7-altimetria_5513.html
      Forte abraço!

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Qual a resposta para a questão 37 ?
    Se for a resposta D como chego a esse valor ?
    Tenho essa questão em uma apostila e o gabarito está como D

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  8. Tudo bem amigo Claudio Ribeiro? Basta converter a elevação do aeródromo em hPas, para isso vamos dividir 2.310 FT por 30 FT. Encontraremos 77 hPas. Subtraímos então do QNH 1008,2 (pressão ano nível do mar) e achamos a resposta QFE 931,2 (pressão ao nível da pista). Forte abraço!

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  9. Professor, tudo bem? Como ficaria a resolução da 30? Muito obrigado!

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    1. Tudo bem Gabriel? Podemos utilizar a fórmula AD = AP + 100 (TAT - ISA), onde AP = 9.000ft; TAT = -8°C e ISA = -3°C.
      AD = 9.000 + 100 (-8 - (-3))
      AD = 9.000 + 100 (-5)
      AD = 9.000 - 500
      AD = 8.500 FT

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. O gabarito da 9 nao seria C?
    AD = AP +/- ( TAT - ISA )*100
    AD = 12000 - ( -20 - ( -9 ) ) *100
    AD = 12000 - ( -1100 )
    AD = 1200 + 1100 = 13100 --> 131 centenas de ft

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    Respostas
    1. Tudo bem Maxi
      O gabarito está correto.
      AD = AP + ( TAT - ISA )*100
      AD = 12000 + ( -20 - ( -9 ) ) *100
      AD = 12000 + ( -1100 )
      AD = 12000 - 1100 = 10900

      Lembre de uma coisa:
      Quando a TAT é menor que a ISA a AD será menor
      Quando a TAT é maior que a ISA a AD será maior
      Forte Abraço!

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  12. Tudo bem Juliano!
    O gabarito está correto.
    AD = AP + ( TAT - ISA )*100
    AD = 10000 + ( 0 - ( -5 ) ) *100
    AD = 10000 + ( +500 )
    AD = 10000 + 500 = 10500

    Lembre de uma coisa:
    Quando a TAT é menor que a ISA a AD será menor
    Quando a TAT é maior que a ISA a AD será maior
    Forte Abraço!

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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