sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SIMULADO METEOROLOGIA PP/PC - Cap. 6 - Atmosfera Padrão



1) A condição de pressão e temperatura, respectivamente, na atmosfera padrão, são:
a)1013,2 hpa 15ºC                           
b)29,92 mm hg 20ºC
c)760 mm Hg 0 ºC               
d)1013,2 hpa 0ºC

2) A temperatura padrão ao nível do mar:
a) 20ºC                       b) 15ºC                          c) 13ºC                       d) 10ºC

3) O gradiente térmico vertical dentro da atmosfera padrão é de:
a) 6,5ºC/100m            b) 10ºC/1000m             c) 0,65ºC/100m          d) 0,65/1000m

4) A temperatura padrão na altitude de 5.000 pés é de:
a) 4ºC                         b) 5ºC                           c) 7ºC                         d) 8ºC

5) A pressão padrão ao nível do mar é de:
a) 76 mm Hg              b) 760 cm Hg              c) 1012,3 hpa             d) 29,92 pol Hg

6) A superfície de pressão que serve de referência para a distribuição vertical das pressões dentro da atmosfera padrão é a de:
a) 700 hpa                  b) 850 hpa                   c) 1000 hpa                d) 1013,2 hpa

7) A superfície de pressão referida na questão anterior, recebe o nome de:
a) superfície isobárica                      
b ) nível de pressão padrão
c) pressão ao nível do mar               
d) superfície e de pressão constante

8) Altitude de pressão é:
a) distância vertical entre duas superfícies isobáricas
b) altura de um ponto qualquer em relação ao nível do mar
c) distância vertical que separa uma superfície isobárica do nível de mar
d) distância vertical que separa uma superfície isobárica do nível padrão

9) Quando a pressão atmosférica ao nível do mar for menor que o valor padrão de 1013,2 hpa, o nível padrão estará situado:
a) no nível do mar                             
b) em qualquer nível
c) acima do nível do mar                  
d) abaixo de nível do mar


10) O QFE quando usado como ajuste altimétrico por uma aeronave em vôo, indicará quando esta pousar, a altitude:
a) Zero                        b) de pressão           c) do aeródromo        d) de transição

11) Um avião, durante as aproximações finais, tendo o QFE introduzido em seu altímetro, indicará:
a) altitude de pressão                       
b) altitude de aeródromo
c) altitude de transição                     
d) altura acima da pista

12) Para operações de pouso e decolagem, é preferível usar-se:
a) QFE                       b) QFF                     c) QNH                       d) QNE

13) O QFE de um aeródromo situado a 900 pés de altitude é de 992 hPa, nestas condições sabe-se que o QNH é de:
a)1022 hPa;                b)900 hPa;             c)962 hPa;                  d)1013 hPa.

14) Com a elevação do aeródromo de 2.100 pés e o QNH de 1018 hpa, sabe-se que o QFE é de:
a)1013 hpa;                b)948 hPa;             c)2.100 pés;               d)1092 hPa.

15) A pressão atmosférica codificada no código METAR é o:
a)QFE;                       b)QFF;                  c)QNE;                       d)QNH.

16) Em um aeródromo, num determinado instante, obteve-se pressão da estação de 945 hpa e pressão reduzida ao nível do mar de 1012 hpa. Com estas informações sabe-se que a elevação do referido aeródromo é de:
a)1010 pés;                b)2.010 pés;         c)1012 hPa;                d)1.340 pés.

17) A pressão padrão ao nível do mar, equivale a:
a)1013,2 hpa;             b)1022 hPa;         c)1015,5 hpa;             d)1010,1hPa.

18) A elevação de um aeródromo pode ser obtida através da diferença entre:
a)QNE e QNH;          b)QNE e QFF;      c)QNH e QFF            d)QNH e QFE

19) A distância vertical que separa uma aeronave do nível padrão do mar, denomina-se:
a) nível;                       b) altitude;           c) altura;                     d) altitude-pressão.

20) Em um dado instante a temperatura do ar no FL230, é de menos 41° Celsius, portanto a condição de temperatura para o referido nível é ISA:
a) menos 10°C;          b) menos 05°C;  c) mais 05°C;            d) mais 10°C.

21) Conforme a atmosfera padrão, uma aeronave no FL050 estará sujeita a uma temperatura de:
a) 10° Celsius negativos;      
b) 05° Celsius negativos;
c) 05° Celsius positivos;                    
d) 10° Celsius positivos.

22) Considerando o gradiente térmico padrão e a temperatura ao nível do mar de 25° Celsius, a uma altitude de 12.000 pés, a temperatura será de:
a) 24° Celsius negativos;      
b) 09° Celsius negativos;
c) 01° Celsius positivo;         
d) 15° Celsius positivos.

23) Ao nível do mar a pressão parcial do nitrogênio, expressa em hpa, é aproximadamente de:
a) 200;                        b)400;                   c) 600;                        d)790.

24) Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a) 10.000;                   b) 11.000;             c) 20.000;                   d) 30.000.

25) Na atmosfera padrão a temperatura da tropopausa é de:
a) 50°C negativos;                                  b) 56,5°C negativos;
c) 40°C negativos;                                  d) 55,6°C negativos.

26) A temperatura do ar a 20.000 pés de altitude é de 20° Celsius negativos. Considerando o gradiente térmico padrão a 5.000 pés tem-se temperatura de:
a) 10°C negativos;                                 b) 05°C negativos;
c) 10°C positivos;                                  d) 20°C positivos.

27) De acordo com os parâmetros estabelecidos pela atmosfera padrão para cada 60 pés de altitude a pressão decresce em média:
a) 1 hPa;                                              b) 2 hPa;
c) 3 hPa;                                              d) 4 hPa.

28) Na atmosfera padrão, a condição de pressão e de temperatura são respectivamente:
a) 1013,2 hpa 15°C;                           b) 29,92 mm Hg 20°C;
c) 760 mm Hg 0°C;                            d) 1013,2 hpa 0°C.

29) A temperatura no cume de uma montanha de 5.500 pés de altitude é igual à ISA menos 4. Com estes valores, conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a) zero grau Celsius;
b) mais cinco graus Celsius;
c) menos cinco graus Celsius;         
d) mais quinze graus Celsius.

30) A condição de temperatura ISA menos cinco, para o FL 100, corresponde a:
a) zero graus Celsius;           
b) dez graus Celsius negativos;
c) cinco graus Celsius negativos;     
d) cinco graus Celsius positivos.

31) A condição de temperatura ISA -15 corresponde, para o FL075, a:
a) 0° Celsius;                                    b) menos 14° C
c) menos 15º C                                d) menos 30° C

32) Uma temperatura de menos 20°C, para o FL250, poderá ser representada da seguinte maneira:
a)ISA + 5;                                         b)ISA + 10;
c)ISA + 15;                                       d)ISA + 20.

33) Sabemos que o gradiente térmico na atmosfera padrão é de 0,65°C/100 metros e que a ISA na base da tropopausa e menos 56,5°C. Qual será a ISA no topo da tropopausa, considerando uma espessura de 4.000 metros para a camada?.
a) -19,5°C;                                     b) -37,5°C;
c) -56,5°C;                                     d) -76,5°C.

34) A temperatura padrão ao nível do mar, na escala fahrenheit, equivale:
a) +3ºF                                          b) +5ºF
c) 59ºF                                          d) +69ºF

35) Uma aeronave sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 3450 pés, o QNH do momento do sobrevôo é de 1008,2 hpa. Com estas informações tem-se que altitude de pressão da aeronave é de:
a)5850 pés                                  b)6000 pés     
c)6090 pés                                  d)6150 pés

36)Na atmosfera padrão o gradiente térmico vertical decresce com um valor constante até o (a):
a)base da tropopausa                       
b)nível de transição
c)topo da estratosfera           
d)altitude de transição

37) Uma aeronave voando em FL, por ocasião do pouso ajusta seu altímetro para o QNH. A região onde procedeu ao ajuste chama-se:
a)nível de transição               
b)altitude de transição
c)altitude de pressão             
d)elevação da pista

38) A pressão atmosférica ao nível do mar, para fins aeronáuticos é conhecida como:
a)QNE                        b)QNH                        c)QFF                         d)QFE

39) De acordo com os parâmetros estabelecidos pela atmosfera padrão para cada 30 pés de altitude de pressão decresce em média:
a)1 hpa                       b)2 hpa                      c)3 hpa                       d)4 hpa

40) A condição de temperatura no cume de uma montanha de 7.500 pés de altitude é igual à ISA mais 5. Conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a)0ºC                          b)+5ºC                     c)-5ºC                         d)+15ºC

41) A condição de temperatura no cume de uma montanha de 7.500 pés de altitude é igual à ISA mais 5. Conclui-se que a temperatura ambiente no referido ponto é de:
a)zero graus Celsius                         
b)mais cinco graus Celsius
c)menos cinco graus Celsius                       
d)mais quinze graus Celsius

42) A condição de temperatura ISA mais cinco, para o FL100, corresponde a:
a)0ºC                          b)-10ºC                  c)-5ºC                         d)5ºC

43) Em determinado momento a temperatura no FL250 é de –20ºC, logo podemos representá-la da seguinte maneira:
a)ISA + 5                    b)ISA + 15             c)ISA + 10                  d)ISA + 20

44) Considerando-se os parâmetros da atmosfera padrão (ISA), a temperatura do ar, em graus Celsius para o FL070 será de:
a)-05ºC                       b)-1ºC                   c)+05ºC                      d)+1ºC

45) Isa para o nível de 12.000ft equivale a:
a) 0ºC                         b) -24ºC               c) –07ºC                     d) –9ºC

46) ISA + 15 significa:
a) 30ºC                       b) 45ºC                c) 30ºF                        d) 15ºC

47) Uma aeronave sobrevoa um aeródromo a 600 m de altura em atmosfera em condição ISA. A altitude da aeronave é de 3.500 pés. A elevação do aeródromo:
a) 600 pés                  b)1.500 pés        c) 2.000 pés               d) 2.900 pés

48) Uma aeronave em nível de vôo a 20.000ft sobrevoa uma região com temperatura do ar de 15°C negativos. A aeronave estará:
a) Abaixo da AP indicada                 
b) Voando em condição ISA
c) Com indicação para mais            
d) Acima da AP indicada

49) uma acft no fl100 sobrevoa uma região cuja temperatura do ar exterior é de zero graus Celsius. A mesma estará voando: ­
a) com ajuste qnh     
b) abaixo da sua ap indicada
c) em condição Isa                           
d) acima da sua ap indicada

50) uma acft voando no FL120, na vertical de um ponto onde o qnh é de 1010 hpa. Com seu altímetro ajustado em qne tem uma indicação de menos 10 graus Celsius no termômetro de bordo a referida acft estará numa altitude verdadeira de:
a) 11.700pés              b) 11.862 pés             c) 11.910 pés             d) 11.958 pés



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14 comentários:

  1. BOM DIA!!!!

    A QUESTÃO 50 ESTAR COM A RESPOSTA ERRADA, LEVEI PRA FACULDADE PARA TIRAR A DUVIDA COM O PROF, AGENTE FEZ O CALCULO E A LETRA CERTA É A "C" 11.910 PÉS..SE TIVEREM OUTRA RESPOSTA POSTA AI PRA GENTE TIRAR AS DUVIDAS...

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  2. BOM DIA!!!!

    A QUESTÃO 50 ESTAR COM A RESPOSTA ERRADA, LEVEI PRA FACULDADE PARA TIRAR A DUVIDA COM O PROF, AGENTE FEZ O CALCULO E A LETRA CERTA É A "C" 11.910 PÉS..SE TIVEREM OUTRA RESPOSTA POSTA AI PRA GENTE TIRAR AS DUVIDAS...

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  3. Tudo bem Eliel? A resposta da questão 50 é letra B.
    O cálculo da Altitude Verdadeira será feito corrigindo os erros de Pressão e Temperatura. Logo:
    Erro de Pressão será corrigido através do cálculo do fator D.
    Fator D = (QNH - QNE) x 30
    Fator D = (1010 - 1013) x 30
    Fator D = - 3 x 30
    Fator D = -90Ft

    Erro de Temperatura
    ET = FL x 0,4 x (TAT - ISA)
    ET = 120 x 0,4 x (-10 - (-9))
    ET = 120 x 0,4 x (-1)
    ET = -48FT

    Logo fazemos:
    AV = AP + FD + ET
    AV = 12.000 + (-90) + (-48)
    AV = 12.000 - 138
    AV = 11.862 FT

    AV = Altitude Verdadeira
    AP = Altitude de Pressão
    FD = Fator D
    ET = Erro de Temperatura

    Forte abraço!

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Boa tarde, como é a resolução da 48? Abraço

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    1. Tudo bem André? Questão 48 temos que calcular a Temperatura ISA para o FL200, sabendo que a TAT (Temperatura Verdadeira) é -15°C.
      ISA = 15 - 2x20.000/1.000
      ISA = 15 - 40
      ISA = -25°C

      Como TAT (-15°) é maior que a ISA (-25°)
      A Atmosfera Real está mais quente (devido maior expansão do ar atmosférico) que a Atmosfera Padrão, logo a aeronave estará voando acima da Altitude de Pressão (AP).
      Forte abraço!

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  6. Olá como é a solução da 47, essa estou quebrando a cabeça!?

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    Respostas
    1. Tudo bem amigo? A resolução está relacionada principalmente a conversão de 600m para pés. Devemos lembrar que:
      1.000FT = 300m
      Logo
      600m = 2.000FT

      Faremos agora a diferença da altitude da aeronave (3.500 ft) menos a altura do voo (2.000ft)
      3500 - 2000 = 1500ft

      Forte abraço.

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  7. Tudo bem amigo? Temos que lembrar que a tropopausa é uma faixa de transição entre a Troposfera e a Estratosfera que tem como principal característica a Isotermia (temperatura constante). Portanto não temos que calcular já que a temperatura é constante o mesmo valor na base (-56,5°C) será também encontrado no topo. Forte abraço!

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  8. Respostas
    1. 22) Considerando o gradiente térmico padrão e a temperatura ao nível do mar de 25° Celsius, a uma altitude de 12.000 pés, a temperatura será de:
      Faremos:
      ISA = 25 - 2x12.000/1.000
      ISA = 25 - 24
      ISA = 1°C

      Forte abraço!

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  9. Respostas
    1. Tudo bem Acft97? Na questão 35 ele pergunta sobre Altitude de Pressão da aeronave. Grave o seguinte: Altitude de Pressão é igual ao FL (Flight Level) Nível de Voo. Portanto, o FL060 representa Altitude de Pressão de 6.000 pés. Forte abraço!!!

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